Turismo como geração de renda e alternativa de conservação ambiental para UCN Sítio dos Pintos

A Unidade de Conservação da Natureza (UCN) de Sítio dos Pintos está situada na zona norte do Recife. Criada em 1996, a UCN Sítio dos Pintos possui uma área de 152,55 hectares, com importantes áreas verdes entremeadas com moradias e pequenos comércios.

Os moradores do bairro vem construindo o Plano de Manejo desta Unidade de Conservação junto com a Prefeitura do Recife, a iniciativa visa estabelecer estratégias de conservação ambiental e ordenar usos e ocupações na área.

Atualmente, algumas lideranças da UCN participam de um conjunto de ações, como a oficina de trilhas interpretativas que aconteceu na última sexta-feira (7) com o intuito de pensar e estimular o turismo comunitário em Sítio dos Pintos.

A oficina foi promovida pela ANE (Associação Águas do Nordeste) junto com o Grupo Mulheres do bairro, Grupo Compasp e coletivo A Voz da Comunidade.

Participante da oficina, o educador Betinho Radialista, comentou sobre a importância de um projeto que venha proporcionar a preservação da natureza e o desenvolvimento do bairro.

"Essa será a oportunidade de se concretizar um projeto de turismo comunitário que fortaleça a autoestima dos moradores, divulgue as comunidades de Sítio dos Pintos, estimule o desenvolvimento local e a conservação ambiental", declarou Betinho.

O radialista ainda defende que a região necessita urgente de progresso. "O Turismo Comunitário poderá ser essa alternativa de avanço do nosso bairro, conciliando a conservação do meio ambiente da UCN Sítio dos Pintos, educação e comunicação, além da criação de oportunidades de geração de renda para a população local", afirmou Betinho.