Prefeito inaugura Creche Escola Ariano Suassuna no bairro de Dois Irmãos

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Inicialmente a Creche Escola Professor Ariano Suassuna atenderá crianças com idades entre 1 e 3 anos e, posteriormente, serão oferecidas vagas para o berçário e estudantes de 4 e 5 anos.

Desejo acalentado há anos pelos moradores das comunidades Córrego da Fortuna, Dois Irmãos, Sítio São Brás e Sítio dos Pintos, a Creche Escola de Dois Irmãos, no bairro de mesmo nome, virou realidade nesta sexta-feira (24) após a entrega pelo prefeito Geraldo Julio. Num amplo espaço de 1.035,65 metros quadrados, a unidade de ensino ganhou cor, forma e vida para atender 150 crianças da localidade. O espaço foi construído em um terreno cedido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ícone da literatura brasileira, o escritor Ariano Suassuna dá nome à creche escola. Investiu-se R$ 1,8 milhão na nova unidade de ensino que beneficiará crianças com idades de 0 a 5 anos do período pré-escolar.  

Para o prefeito Geraldo Julio, a Creche Escola Ariano Suassuna concretiza a vontade do povo. “Essa creche nasce com o símbolo de estar dentro da UFRPE, então é a junção do ensino superior com o início da vida, na primeira infância. A gente está inaugurando essa creche, que leva o nome do mestre Ariano Suassuna, na Semana do Bebê, e estamos muito felizes por abrimos mais vagas num momento tão importante no Brasil em que as mães, as famílias e os pais precisam tanto de uma creche para oferecer mais futuro às suas crianças e também para conseguirem ir em busca do trabalho e de uma renda”, defendeu o prefeito. 

Esse é, justamente, o caso da pedagoga Vânia Brito, que conseguiu uma vaga na creche para deixar o filho de 3 anos. “Foi um sonho que se tornou realidade, porque esse espaço é importante para o desenvolvimento das crianças. São várias salas diferentes para estimular os alunos e, além disso, ter uma creche perto ajuda as mães da comunidade que precisam trabalhar e não tem com quem deixar os filhos, como é meu caso”, contou ela. 

A edificação conta no pavimento térreo com hall principal, área de lazer externa, refeitório, espaço do recreio coberto, duas salas de aula para creche destinadas aos alunos de 2 e 3 anos, secretaria, depósito de material, coordenação e direção. No 1º pavimento estão localizadas as salas de informática e técnica, sala de creche para crianças de 1 ano, sala de amamentação, fraldário, repouso, circulação principal, pré-escola I e II, biblioteca multiuso e solarium.

Com informações da Prefeitura do Recife

MOVIMENTO - O educador Betinho Radialista e outros integrantes do movimento #InauguraàCrecheSeuPrefeito estiveram presente no ato de entrega da unidade de educação infantil da região.  O movimento pautou nos últimos anos na opinião pública a necessidade da conclusão da obra para atender as crianças, além da própria inauguração e funcionamento do CMEI de Dois Irmãos, no Recife.