Morre Seu Joca Marroquim, ilustre morador do bairro de Sítio dos Pintos

Morreu nesta sexta-feira (13), o senhor João Marroquim de Souza, mais conhecido por Seu Joca, do bairro de Sítio dos Pintos, em decorrência de complicações de saúde. Seu Joca era morador antigo do bairro e patriarca da família Marroquim que participaram da fundação do Sítio dos Pintos. Ele estava internado há alguns dias por problemas de saúde e da própria idade. Com informações repassadas por parentes, o velório está acontecendo na própria residência de Seu Joca. O sepultamento será neste sábado (dia 14), com previsão para às 15h no cemitério de Camaragibe.

Em sua ultima contribuição para registro da história do bairro, Seu Joca, concedeu entrevista ao 'Projeto interagindo com a história do seu bairro - Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores' da Escola Municipal Mundo Esperança e publicado no Pesquisa Escolar da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). "Segundo o entrevistado “Seu Joca”, que escutava histórias contadas pelo seu avô, João José Marroquim, morador do lugar desde 1922, este contava para o neto que o lugar, na época, pertencia ao bairro de Dois Irmãos, mas em 1988 tornou-se um bairro oficial do Recife".

O radialista e líder popular, Betinho José, divulgou uma nota de pesar em sua rede social, lamentando o falecimento de Seu Joca. "Sítio dos Pintos está mais triste com a notícia da morte de João Marroquim, o Seu Joca, um dos moradores mais antigos do bairro. Quero apresentar meus sentimentos aos seus familiares, amigos e admiradores. É sempre motivo de muita tristeza perder alguém que dedicou toda a sua vida a levar o bem, a fraternidade, o trabalho e a sabedoria ao povoUm morador nato, trabalhador, histórico e intelectual que sempre contribuiu para o desenvolvimento da região. Um cidadão bom de conversa e que pude trocar diversas vezes ideias e opiniões sobre todos os assuntos relevantes para acrescentar na minha vida pessoal e pública. Seu Joca ficará para sempre marcado nos nossos corações", escreveu Betinho Radialista.

Outros populares também comentaram da importância de João Marroquim que será lembrado por ter sido um grande homem e admirável. Foi o caso da moradora Benilda Bezerra que descreveu bons momentos de trocas de conhecimentos. "Grande Joca, tive o prazer de conhecer. Lembro de nossas conversas sobre diversos temas e sempre chegávamos a uma conclusão onde eu saía com mais conhecimentos. Como era bom quando nos encontrávamos eu Joca Marroquim e o saudoso Jose Joaquim de Santana. Aprendi algumas coisas com vocês. Agradeço a Deus pois a sua passagem na terra não passou despercebida. Meus sentimentos a toda família em especial a Esmeralda,Jadson, Marcelo e João. O senhor nos deu o Senhor nos tomou, louvado seja o nome do Senhor", comentou Dona Benilda.