Moradores e lideranças fazem mais um mutirão em Sítio dos Pintos / Dois Irmãos


Depois de um dia de trabalho, neste domingo (22), o calçamento da parada de ônibus no terreno dos Marroquim foi concluído e deu ponta pé para avançar o projeto de revitalização da calçada toda, num trecho de aproximadamente 180 metros. A mobilização é realizada em regime de mutirão, envolvendo os moradores do bairro de Sítio dos Pintos / Dois Irmãos. “O mutirão é uma alternativa viável, uma parceria que dá certo e vem melhorando a mobilidade na região”, afirma Betinho Radialista.

Nestas parcerias e ações, as lideranças conseguem apoios de comerciantes e amigos da comunidade que entra com material e os próprios moradores ficam responsável pela mão-de-obra, em horários alternativos, geralmente nos finais de semana. “Dessa forma, conquistamos melhorias e resgatamos as áreas públicas das comunidades nos dois bairros irmãos e o exemplo para todos que a união faz a força da mudança”, argumenta Dilson Bebidas, que é presidente da Amorforts.

Na opinião do radialista Betinho, é preciso intensificar os mutirões nas comunidades, com a participação de todos, para que os bairros de Sítio dos Pintos e Dois Irmãos possam melhorar ainda mais. “Essa parceria [mutirão] enobrece, pois quem faz, sabe preservar e cuidar. O trabalho de forma coletiva e transparente tem que ser feito por todos, mas a preservação do que é público depende de cada um, e aquele que constrói, jamais quer destruir, além de colocar a mão na massa, todos estão dando um bom exemplo de cidadania e amor pelo lugar que mora”, conclui Betinho Radialista.


Parcerias - A pavimentação das calçadas na Estrada dos Pintos é um dos projetos de mutirão que estão em andamento nos bairros de Sítio dos Pintos e Dois Irmãos, sob o apoio da Associação dos Moradores do Córrego da Fortuna (AMORFORTS Transparente) e de algumas lideranças populares da região (Dilson Bebidas, Moacir Moreira, Henrique Roberto, Betinho Radialista e Adison Francisco).

Ações - No trecho da Estrada dos Pintos, entre Rua Manoel de Medeiros e Rua Profº. Cláudio Selva, foi realizado a revitalização da calçada do lado do muro da UFRPE, inclusive com a colocação de iluminação, além da limpeza e podação das árvores. No trecho da via principal de Sítio dos Pintos, entre a Estrada dos Pintos e Rua da Meiguice, foi feito a calçada, colocação de ferros para sinalização e o corte de matos. Nos próximos meses terá início o trabalho de pavimentação dos outros trechos da Estrada dos Pintos, também a ser executado em mutirão.