Posto de saúde realiza ação dentro do Novembro Azul em Sítio dos Pintos


Novembro foi o mês de conscientizar os homens sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata. Em Sítio dos Pintos, o Posto de Saúde da comunidade realizou ação do 'Novembro Azul' para cuidar da saúde dos moradores. 

Na última terça-feira, dia 28, a Unidade Básica de Sítio dos Pintos abriu mais uma vez as portas no horário noturno, para informar os homens sobre o câncer de próstata, prevenção e tratamento da doença, além de realização de Teste Rápido para Doenças Sexualmente Transmissíveis, atendimento médico e odontológico, e palestras. Ao longo da noite, quem foi ao posto teve a oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas ao câncer de próstata, de boca e fizeram Teste Rápido de HIV e Sífilis, e orientações sobre bem estar e saúde masculina. 


Para o jovem morador e radialista, Betinho José, que participou da atividade do Novembro Azul do PSF de Sítio dos Pintos, foi fundamental para chamar atenção para a doença e quebrar preconceitos. “Assim como o Outubro Rosa, as atividades do Novembro Azul potencializam o trabalho preventivo que já é realizado pelo SUS e o posto de saúde. O câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas que se descoberta precocemente, tem suas chances de cura aumentadas. Por isso é importante desconstruir preconceitos e conscientizar a população da importância da realização dos exames preventivos”, comentou Betinho.